Publicado por Dr. Oliver Ulson
Gostou do artigo? Compartilhe!

Artroplastia do Joelho

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Artroplastia do Joelho

Existe uma grande quantidade de doenças articulares que evoluem com deformidades, necessitando de cirurgia.  Neste artigo vamos abordar a respeito da cirurgia do joelho de artroplastia, muito utilizada nos casos de desgaste articular com ou sem deformidades

O que é Artroplastia de Joelho?

O termo artroplatia significa restauração da articulação e é mais conhecido como cirurgia de prótese articular. Sua evolução iniciou há mais de meio século, entretanto, inicialmente os resultados não eram satisfatórios, com durabilidade baixa. Essa cirurgia é comumente feitos em joelhos e quadril. Em meados da década de 60 iniciaram os primeiros procedimentos com resultados favoráveis.

O resultado deste tipo de cirurgia do joelho está entre os procedimentos médicos com maior índice de satisfação e melhora do paciente. É um procedimento mais invasivo e que apresenta uma durabilidade estimada de aproximadamente 20 anos, com as técnicas mais modernas.


Indicações

artroplastia total do joelho (ATJ) é reservada para casos onde não houve um resultado adequado para o paciente, após a tentativa com outros tipos de tratamento menos invasivos. Entre eles temos a perda de peso, tratamento medicamentoso, mudança dos hábitos de vida, fisioterapia, entre outros.

A prótese é indicada habitualmente para pacientes com artrose no joelho, mas pode ser indicada para sequelas de fraturas articulares, osteonecrose e outras lesões que culminam com desgaste e deformidade articular, necessitando de cirurgia do joelho.

A artroplastia do joelho é de materiais metálicos associadas com polietileno de alta densidade e são fixadas ao osso com cimento ortopédico (polimetilmetacrilato). Desta forma, existe um processo lento e gradativo de desgaste entre os implantes e soltura dos mesmos do osso.

Da mesma forma que houve o desgaste da articulação previamente sadia, a articulação nova é submetida ao mesmo tipo de processo. Felizmente esse processo é lento, com a maioria (mais de 90%) dos pacientes permanecendo bem com 20 anos de cirurgia do joelho.

Para minimizar os procedimentos de revisão da prótese no joelho, procuramos postergar a cirurgia primária, dando preferência para realização em indivíduos mais velhos. Por outro lado, não podemos protelar até o ponto que o paciente não tenha mais condições clínicas de suportar a anestesia e o procedimento em si.

 

Para saber mais sobre a cirurgia e recuperação, acesse: https://ortopedistaemsaopaulo.com.br/artroplastia-total-do-joelho/

Ou assita ao video: https://www.youtube.com/watch

Autor

Dr Oliver Ulson

Dr Oliver Ulson

Cirurgia Do Joelho, Ortopedista e Traumatologista

Graduação em Medina no(a) Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.