Publicado por Dr. Oliver Ulson
Gostou do artigo? Compartilhe!

Lesões Ligamentares

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O joelho, é a maior articulação do corpo. Muitos creem ser apenas uma dobradiça, mas na verdade é uma articulação complexa, que realiza movimentos em todos os planos (movimentos de rotação, flexão-extensão e para os lados).

Por apresentar uma baixa congruência entre os ossos do fêmur e tíbia, ela depende dos ligamentos mais que outras articulações, para sua estabilidade. Ao se pensar na reconstrução ligamentar, devemos entender o tipo de instabilidade, a demanda e as expectativas do paciente.

As lesões podem ser classificadas clinicamente quanto à direção da instabilidade (anterior, posterior, medial, lateral, etc.) ou quanto ao grau de abertura articular (grau 1- abertura menor que 5mm, grau 2 - abertura de 5 a 10mm, e grau 3 – maior que 10mm).

De forma simplificada, podemos realizar a reconstrução ligamentar de 4 principais ligamentos: o cruzado anterior, o cruzado posterior, o colateral medial e as estruturas do canto posteroleteral.

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o responsável pela estabilidade anterior, ele está localizado dentro do joelho e compõe o pivô central junto com o cruzado posterior. Atua de forma secundária na estabilidade rotacional e é frequentemente lesado em partidas de esportes com movimento de pivô e contato, como futebol e basquetebol. Veja mais: https://ortopedistaemsaopaulo.com.br/cirurgia-de-ligamento-cruzado-anterior/

O ligamento cruzado posterior (LCP) é responsável pela estabilidade posterior. Ele é o ligamento mais resistente do joelho e está no centro de rotação do mesmo. Atua na estabilidade rotacional e é frequentemente lesado em traumas diretos na região anterior do joelho e traumas de maior energia. Veja mais: https://ortopedistaemsaopaulo.com.br/ligamento-cruzado-posterior/

O ligamento colateral medial (LCM) é o responsável pela estabilidade do lado interno (medial) do joelho. Ele é mais superficial que os cruzados e é frequentemente lesado em atividades esportivas com movimento rotacional ou trauma na face externa do joelho. Veja mais: https://ortopedistaemsaopaulo.com.br/ligamento-colateral-medial/

As estruturas do canto posterolateral (CPL) dão estabilidade na face externa (lateral) do joelho. Ele apresenta três principais estruturas: o ligamento colateral lateral, o tendão do músculo poplíteo e o ligamento popliteofibular. Geralmente está associado a lesões complexas do joelho, combinado muitas vezes com lesão do LCA ou LCP. Veja mais: https://ortopedistaemsaopaulo.com.br/ligamento-colateral-lateral/

Habitualmente, a reconstrução ligamentar é feita para o ligamento cruzado anterior rompido, por ser mais comum e persistir com sintomas apesar do tratamento não cirúrgico. Trata-se de uma lesão tão comum que não é infrequente realizar uma segunda cirurgia de LCA no mesmo joelho ou no joelho contralateral.

Em segundo lugar estão as lesões do LCP e do CPL, por apresentarem frequência intermediária e sintomas persistentes. A reconstrução ligamentar isolada do LCM é pouco frequente, mesmo sendo uma lesão comum. Isso ocorre, pois é um ligamento com bom potencial de cicatrização.

Autor

Dr Oliver Ulson

Dr Oliver Ulson

Cirurgia Do Joelho, Ortopedista e Traumatologista

Graduação em Medina no(a) Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.